Perguntas Frequentes

Clique nas perguntas abaixo para visualizar as respostas. Caso sua dúvida não esteja contemplada aqui, entre em contato conosco.

O que é retinopatia diabética?

Ë o comprometimento dos vasos sanguíneos retinianos que ocorre em pacientes que apresentam diabetes e que leva ao comprometimento das células nervosas da retina. Como conseqüência pode haver diminuição da visão e perda de qualidade das imagens

Como é feito o diagnóstico da retinopatia diabética?

Através do exame de fundo de olho com dilatação pupilar realizado em consultório pelo medico oftalmologista. Em algunns casos, podem ser solicitados exames complementares como a retinografia fluorescente  e o OCT para complementação diagnostica.

Como é feito o tratamento da retinopatia diabética?

Alem do rigoroso controle clinico da glicemia e das outras doenças associadas que podem coexistir dispomos de tratamentos oculares que são: fotocoagulação com laser de argônio, injeções intra-vitreas de medicamentos e cirurgia vitreorretiniana.

Ë possível prevenir a perda visual causada pela retinopatia diabética?

A melhor maneira  de proteger a perda visual é a detecção e tratamento precoces da doença. Exames periódicos de fundo de olho permitem o diagnóstico da doença mesmo antes da baixa visual.

O que é descolamento de retina?

É a separação anatômica das camadas nervosas da retina das demais camadas externas da parede do globo ocular.

Quais são os sintomas do descolamento de retina?

Geralmente há surgimento súbito de pontos escuros ou manchas que se movem no campo de visão e flashes de luz. Perdas de parte do campo visual também podem ocorrer. No entanto, existem pacientes que não apresentam sintomas visuais.

Como ocorre o descolamento de retina?

Existem três mecanismos principais:

• quando há um “rasgo”ou “rotura”na retina
  • quando há fatores tracionais envolvendo o vítreo
  • quando há lesões subrretinianas exsudativas

Como é feito o tratamento do descolamento de retina?

O tratamento depende do tipo de descolamento e do grau de comprometimento em extensão da retina. Há casos em que o tratamento pode ser feito através da fotocoagulaçao a laser; outros são tratados através de duas cirurgias principais: vitrectomia e retinopexia. Muitas vezes as técnicas são associadas.

O que é degeneração macular?

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença que afeta a região central da retina chamada de mácula. Os principais fatores associados a esta condição são idade (acima de 50 anos), tabagismo, exposição solar e historia familiar. Este comprometimento pode resultar em baixa súbita ou progressiva da visão central.

Como é feito o tratamento da DMRI?

Depende da classificação da doença, que pode ser seca, exsudativa ou cicatricial.Atualmente, as opções de tratamento concetram-se na fase exsudativa da doença. Estão disponíveis tratamentos com injeções intra-vitreas de drogas antiangiogenicas, terapia fotodinâmica com verteporfirina, fotocoagulaçao a laser entre outros.

O que é glaucoma?

Ë uma neuropatia óptica que cursa geralmente com aumento da pressão intra-ocular e que leva, além do dano estrutural do nervo óptico, ao comprometimento do campo visual do paciente.

Quais são os sintomas do glaucoma?

Na maioria das vezes é assintomático. O diagnóstico é baseado no exame oftalmológico do paciente, através da medida da pressão intra-ocular e do exame da papila.